Wednesday 11 July 2018

mãe aos 17 e mãe aos 37

Com certeza ser mãe com 20 anos de diferença são duas experiências completamente diferentes.

Quando fui mãe a primeira vez eu tinha 16 anos e não 17 como diz o título desse texto. Por muito tempo e para maioria (a maioria mesmo) das pessoas eu sempre disse que tive meu primeiro filho com 17 e não com 16 anos.
Por que? Porque eu sempre tive vergonha de ter tido um filho com 16 anos, mesmo sem ter motivo nenhum pra isso.
Eu nunca tive vergonha do meu filho mas sim do fato de ter sido mãe muito nova e por algum motivo achei que 17 era uma idade melhor que 16.

Quando eu fiquei grávida pela primeira vez as pessoas na minha família e na minha cidade me julgaram muito. O que eu mais ouvia era "acabou com a vida dela", "coitada, vai fazer o que agora?".
As pessoas me olhavam como se eu tivesse feito uma coisa muito errada, me falavam que eu ia ter que cuidar do bebê  como se fala quando está castingando alguém.
Pra uma menina de 16 anos sem ninguém pra conversar ou dizer que na verdade tava tudo bem isso tudo é bem difícil de lidar.

Meu primeiro filho nasceu e ele era lindo (ainda é) e eu amei ele desde sempre.
E todo mundo adorava ele. E todo mundo sempre me falava o que fazer.
Como dar de mama, quando começar a dar comida, como fazer a comida, do que bebês precisam e do que não precisam, e isso e aquilo e tudo.
Isso foi muito bom, eu não sabia nada.
Mas também foi ruim, eu não via isso na época, porque eu só fui fazendo as coisas como me mandavam, sem opinião.

Um tempo depois, talvez por dó de mim ou por acharem que eu não era capaz, contrataram uma babá pro meu primeiro filho.
Hoje eu me pergunto porque. Não tinha necessidade.
Ah, e eu tive que trabalhar, porque afinal de contas eu tinha um filho e tinha que ter responsabilidades.
Meu filho ficava com uma babá enquanto eu trabalhava.
Hoje eu me questiono - quanto tempo eu perdi com meu primeiro filho :(
Hoje eu penso que naquela época queria ter falado que não precisava da babá, mas eu não falei. Fui fazendo as coisas como me mandavam e não via as consequências disso no futuro.
Eu não sabia o quanto ia sentir falta do tempo que perdi (e nem vivi).

Mas eu não fui sempre vitima. Eu me aproveitei da situação pra ser apenas uma menina de 17/18 anos quando podia. Eu até fui morar em outra cidade quando meu primeiro filho era uma criança e precisava muito de mim.
Só eu sei o quanto me arrependo disso hoje e se pudesse voltar atrás não tinha ficado tanto tempo longe.

E quando meu primeiro filho ia fazer 20 anos eu fiquei grávida de novo.
Mas ai eu tava casada e todo mundo esperava que eu tivesse um bebê. Ninguém me julgou.

20 anos depois eu tive que aprender um monte de coisas sozinha e isso foi bom. Eu pedi ajuda quando precisei.

Hoje eu tento não fazer as mesmas coisas que julgo ter feito errado no passado e tenho medo de errar tentando não cometer os mesmos erros.

No comments: