Monday 24 September 2007

Pseudônimos.... heterôminos....


"(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)"


Tabacaria - Álvaro de Campos.
(Ps: é apenas um pequeno pedaço do poema Tabacaria, qq dia eu posto ele todo... é bárbaro).

Álvaro de Campos é um dos mais conhecidos heterônimos de Fernando Pessoa, assim como Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e outros...

HETERÔNIMO: nome imaginário que um criador identifica como o autor de obras suas e que, à diferença do pseudônimo, designa alguém com qualidades e tendências marcadamente diferentes das desse criador.

Dificil ter um heterônimo hein?!!!!
Acho q não tenho essa capacidade não mesmo acreditando mtas vezes q tenho multiplas personalidades. Tipo... ninguém diz q a Elisa q anda por aí de all star e blusinhas com frases estranhas é a mesma q senta na beira do leito de um paciente e explica pra ele tudo a respeito de seus medicamentos nos minimos detalhes. Niguém diz q a Elisa q fica vermelha ao falar de si mesma é a mesma Elisa q dá paletra sobre anticoncepção. Como ninguém diz q é a mesma pessoa a Elisa q recebe as pessoas nas festas das garagens e a Elisa q fica muda em vários outros lugares!!!
Mas daí a ter um heterônimo.. longe, mto longe. Um pseudômino talvez eu tenha... magrela?? Assino algumas cartas e emails a amigos assim, acho q posso considerar como um pseudônimo não?

PSEUDÔNIMO: nome adotado por autor ou responsável por uma obra (literária ou de qualquer outra natureza), que não usa o seu nome civil verdadeiro ou o seu nome consuetudinário, por modéstia ou conveniência ocasional ou permanente, com ou sem real encobrimento de sua pessoa, situando-se entre a anonímia e a criptonímia.

Ahhh quer saber.. mta confusão pra minha cabeça!!! Em pensar q tudo isso começou pq eu escrevi esses diz ai no meu nick "eu quero um chocolate" e alguém me perguntou se era alguma menção ao poema Tabecaria de Fernando Pessoa.. ai eu fui explicar q Tabacaria era de Álvaro de Campos e não de Pessoa e deu nisso tudo ai... oq seria um heterônimo, oq seria um pseudônimo...

Enfim... quem sabe um dia eu não tenha capacidade de ter um heterônimo... rs
por enquanto:
"I know not what tomorrow will bring... ".
(Feranando Pessoa - apropósito, foi a última frase dele)

1 comment:

engelmann said...

será? será que alguém disse que "Elisa" tbm é cultura!? gostei daqui, vou linkar no meu blog... posso?
bjus, entrei aqui achando que era seu flog, me passa do ender do flog depois... =]